Vacina sem Fake News

 

Notícia Falsa! A vacina irá modificar o DNA dos seres humanos.

Notícia Falsa! As vacinas são parte de uma conspiração para implantar microchips em seres humanos.

Notícia Falsa! Voluntários dos testes já morreram por terem tomado as vacinas.

 

As Fake News são conteúdos falsos, com o objetivo de confundir e enganar, amplamente divulgados em materiais impressos e/ou WhatsApp, Facebook e outras mídias sociais. Muitas vezes são textos simulando uma notícia, com estilo jornalístico, porém divulgando informações comprovadamente falsas. Outras vezes, são vídeos com pessoas contando casos, experiências ou estudos também falsos.

Não compartilhe notícias sem confirmar se as informações são verdadeiras e de confiança!

 

Dicas para identificar fake news:

 

  1. Não confie apenas no que está no título da notícia.

Os títulos têm o objetivo de chamar a atenção do leitor e algumas vezes o conteúdo diz outra coisa bem diferente. Leia a história completa. Não tenha conclusões lendo apenas o título. Não tome como verdade nem compartilhe se você ler somente o título.

 

  1. Saiba de onde vem a notícia.

Tenha o hábito de observar e avaliar os sites e canais que você escolheu ver ou que te enviaram como notícia. É um ambiente responsável com as notícias? É um site ou canal sensacionalista, de humor ou que copia coisas de outros sites? Não se deixe enganar.

 

  1. Verifique quem escreveu a notícia.

Observe se tem um nome responsável pelo conteúdo. Desconfiou? Faça uma breve pesquisa sobre o autor para checar se ele realmente existe e se tem conhecimento sobre o que está escrevendo.

 

  1. Verifique a data da notícia.

A notícia pode até ser verdadeira, mas pode ser antiga. Lembre-se que o que foi importante em alguma época pode não ter sentido ou não ter importância atualmente.

 

  1. Continua na dúvida?

Faça uma pesquisa rápida na internet para descobrir se a notícia que você viu é verdadeira ou falsa. Existem vários grupos que trabalham seriamente para combater as notícias enganosas.

Como fazer?

 - digite o título ou uma parte da notícia que você recebeu.

 - em seguida digite: verdade ou mentira?

Exemplo: A vacina irá modificar o DNA dos seres humanos verdade ou mentira?